comentar, comentários, comentadores



be sure brain is in gear before engaging mouth é um ditado inglês permanentemente incinerado nas caixas de comentários dos blogues, sites, redes sociais e jornais, cumprindo a sentença de Umberto Eco: “As redes sociais deram voz aos imbecis”. Ora, considerando que os néscios não têm consciência do seu estado, estamos perante um problema sem solução.


«Era uma bela utopia: abrir os sites dos jornais e revistas aos comentários dos leitores, promovendo assim o debate, a troca de argumentos, a socialização do saber, o ideal democrático de uma esfera pública alargada e cada vez mais esclarecida, conforme ao projecto moderno de uma sociedade transparente. Resultou, afinal, numa forma tenebrosa de obscurantismo e fomentou a exibição pública das reacções intelectualmente primárias e socialmente reprovadas, como são a injúria e a agressão. Um especialista americano deste mundo digital perguntava há algum tempo na revista The Atlantic: “Quantos comentários devo eu ler, na Internet, para perder a fé na humanidade? Muitas vezes, a resposta é: um comentário”. (...)»
Peça completa aqui

Sem comentários: